2-5499 Ocupado, a primeira telenovela diária

Estreava em 22 de julho de 1963, na extinta TV Excelsior, aquela que seria a primeira telenovela diária brasileira, 2-5499 Ocupado. Antes disso o Brasil já produzia novelas desde o ano de 1951, entretanto eram encenadas ao vivo, duas vezes por semana, geralmente terças e quintas, assim como outros programas da época (com a chegada do videotape as produções para TV puderam ser realizadas em maior escala).

25499ocupado
2-5499 Ocupado – 1963 (TV Excelsior)

A trama era protagonizada pelos atores Glória Menezes e Tarcísio Meira, primeira parceria romântica do casal em TV. Glória vivia Emily, uma presidiária que trabalhava como telefonista dentro do presídio. Entre telefonemas, em certa ocasião, atende uma ligação de um homem, Larry, interpretado por Tarcísio, e descobre que era engano, mas  o rapaz apaixona-se por Emily apenas ao ouvir sua voz ao telefone,  mesmo sem saber que a mocinha está presa.

Embora tenha ficado apenas dois meses no ar, 2-5499 Ocupado foi um fenômeno de audiência. “Era uma uma novela curta, para que tentasse se fazer alguma coisa…e… visse a reação do público. A reação foi extraordinária”, relatou Tarcísio Meira em depoimento ao Canal Viva. “Foi uma coisa completamente arrebatadora”, explanou Gloria Menezes.

2-5499 Ocupado foi uma adaptação de Dulce Santucci da obra original argentina de Alberto Migré, e teve direção de Tito Di Miglio. O elenco ainda era composto de grandes atores como Lolita Rodrigues, Neuza Amaral, Célia Coutinho, Maria Aparecida Alves e Lídia Costa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *