A Arte de Rua em Movimento

O Coletivo URBAMOV foi criado com o intuito de divulgar e apoiar artistas que apresentam artes nas ruas . Nas megacidades as vidas de seus habitantes são muito agitadas e por mais que a arte na rua esteja presente 24h por dia, como em um muro grafitado, por exemplo, são raras as vezes em que paramos para apreciá-las e a maioria delas passam despercebidas. Parar para notar ou contemplar essas artes muda o olhar do cidadão sobre seu entorno.

A palavra “arte”, do latim ars,  significa técnica e/ou habilidade. Segundo Langer, filósofa de arte: “Arte é a criação de formas perceptíveis expressivas do sentimento humano” (LANGER, Susanne 1964, pg.82). Já a arte urbana se caracteriza por ser uma manifestação ou expressão artística que utiliza a cidade como sua inspiração, plano de fundo ou palco.  

Ressaltar a arte na rua carrega em si, indiretamente, uma ressalva da democratização e do acesso à ela, independentemente de classe, etnia, sexo ou opção sexual: todos, à qualquer momento, tem acesso ao que está sendo exposto publicamente, sem restrições ou “dificuldades” de acesso.

Veja aqui o teaser de apresentação do “Coletivo URBAMOV”:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *