A Padroeira, o poder da Igreja

A Padroeira foi baseada em ideia original do diretor Walter Avancini. Segundo o autor Walcyr Carrasco, todos os fatos relacionados à imagem da santa mostrados na novela são verídicos, documentados pela igreja católica, embora tenham ocorrido em datas diversas da apresentada na trama. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil em 1929, pelo Papa Pio XI.

A trama começa com a chegada ao Brasil de Dom Pedro de Almeida Portugal, o Conde de Assumar, enviado para assumir a governadoria da capitania. O conde trazia instruções de D. João V, rei de Portugal, para motivar o descobrimento de novas minas de ouro e aumentar os impostos sobre o metal encontrado na colônia.

E sobre o pano de fundo, a novela mostra a luta de pescadores pelo reconhecimento do culto a Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada no rio Paraíba do Sul. Entre as referências do autor para criar a novela está a obra As Minas de Prata, de José de Alencar.

A Padroeira – 2001 (Rede Globo)

A Padroeira teve uma campanha de lançamento inovadora: filmes publicitários de 30 segundos mostravam uma animação computadorizada em azulejo, técnica nunca antes vista na televisão brasileira.

Por fim, através de contrato inédito assinado com a Globo em outubro de 2016, a TV Aparecida anunciou, em novembro, a exibição na íntegra da telenovela. Estreando em 17 de abril de 2017 em dois horários: 19h e 22h30.

 

3 comentários Adicione o seu

  1. Renata disse:

    Eu simplesmente AMEI essa reprise, sem dúvidas foi sim, uma das melhores novelas já exibidas pela Globo envolvendo em seu roteiro: drama, comédia, romance e até suspense 👏👏👏

  2. Claudinei disse:

    Assisti todos os capítulos vou sentir muita falta …até chorei no último capítulo pois vai demorar para alguém fazer outra novela épica como esta….

  3. Cleusa M M campos disse:

    Gostei mto da telenovela, pois não tive oportunidade de assisti+lá na 1a vez.
    Maravilhosa em todos os sentidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *