A Viagem, última novela de Ivani Ribeiro

A Viagem foi uma novela exibida pela Rede Globo, entre 11 de abril e 21 de outubro de 1994, em 167 capítulos. Escrita por Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves, direção de Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias, direção geral e núcleo de Wolf Maya. Foi um remake da obra homônima transmitida entre 1975 e 1976 pela Rede Tupi.

Ivani Ribeiro escreveu a primeira versão, na Rede Tupi, baseando-se nos livros Nosso Lar, de 1944 e E a Vida Continua, de 1968, que foram psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier, com autoria atribuída ao espírito André Luiz.

EvaWilma_AltairLima__ClaudioCorreia_aViagem
A Viagem – 1975 (Rede Tupi)

A trama começa com Alexandre Toledo, Guilherme Fontes, pego em flagrante em uma tentativa de roubo, matando o funcionário da agência bancária que o surpreende e tenta fugir. Porém, seu irmão Raul, Miguel Falabella, e seu cunhado Téo, Maurício Mattar, o entregam à polícia. Diná, Christiane Torloni, irmã de Alexandre, é quem faz tudo para defender o rapaz. Mas o jovem é preso e condenado a 18 anos de reclusão. Na prisão acaba se suicidando e jurando vingança contra os supostos responsáveis por sua condenação, o cunhado, e o advogado.

Do outro lado da história, Dr. Otávio, Antônio Fagundes, passa a viver um relação de amor e ódio com Diná, que culpa-o por tudo de ruim que aconteceu a seu irmão. E, Alexandre, que está no “Vale dos Suicidas”, lugar de dor e sofrimento para os que se matam, passa a atormentar a vida de todos.

Com o tempo, Diná e Otávio acabam se apaixonando. Entretanto, o advogado morre num acidente de carro provocado por Alexandre e, depois, morre também Diná, de um infarto fulminante após reencontrar sua sobrinha Beatriz, que estava desaparecida, pois era sua última missão na Terra. Eles se reencontram num lugar chamado “Nosso Lar”, uma colônia espiritual, onde os espíritos evoluem e aprendem lições de amor e paz. De lá, juntos, fazem Alexandre perdoar a todos, e ir para colônia, para que reencarne, além de evoluir espiritualmente.

image
A Viagem – 1994 (Rede Globo)

Curiosidades:

A Viagem foi a última novela de Ivani Ribeiro, a novelista morreu em 1995, aos 79 anos.

O sucesso da novela fez com que a venda de livros sobre espiritismo aumentasse em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias especializadas.

O remake foi produzido em 20 dias para entrar no ar, porque houve um atraso na produção de sua sucessora no horário, Quatro por Quatro. Segundo o diretor Wolf Maya, isso só foi possível porque os cenários que representam o céu e inferno só surgiriam na trama depois do capítulo 60, dando tempo à equipe de produzir as cenas ambientadas nesses espaços.

A falta de negros no céu, na época, fez com que surgissem diversas reclamações de  entidades ligadas ao movimento negro.

Por fim, Miguel Falabella criticou as autoras que, segundo ele, não sabiam poupar o elenco, “É uma novela muito cansativa de fazer. Tem cenários demais. A ação não é concentrada”. Já Solange Castro Neves, uma das escritoras, respondeu “tem artista que grava muito mais cenas do que ele e nunca reclamou”.

 

271334-e1475067400813

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *