Ana Rosa, a atriz que está no Guinness Book

No ‘Guinness book’ como a atriz que mais participou de novelas, Ana Rosa já tem mais de 53 anos de carreira na TV e 54 novelas.

De nascimento, Ana Rosa Guy Galego, Ana Rosa também é bailarina, escritora e musicista. Nascida em uma família de artistas, estreou aos 22 anos na televisão interpretando a cigana Esmeralda, na TV Tupi.

almaciganaanarosa
Alma Cigana – 1964 (Rede Tupi)

Ainda antes da TV, em 1958, conheceu o ator Dedé Santana, que veio a ser seu primeiro marido e pai de seus dois primeiros filhos. Com Dedé, excursionou trabalhando como bailarina com o Circo de Revista Real. Em 1960, Ana Rosa e Dedé Santana inauguraram a TV Alvorada, em Brasília. Também na década de 1960, a atriz trabalhou no Teatro de Revista com nomes como J. Maia, Fernando D’avilla, Guinter & Américo, Colé e Augusto César Vanucci.

Durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, conciliou seu trabalho em TV com Teatro. Mas sua primeira telenovela foi em 1964, quando recebeu um convite de Cassiano Gabus Mendes, então diretor artístico da TV Tupi, para protagonizar Alma Cigana, com a qual ganhou Troféu Imprensa de Revelação do Ano. A novela foi a primeira da emissora gravada em vídeotape e transmitida diariamente em horário nobre, logo se transformando num grande sucesso.

Em 1997, a atriz entrou para o Guinness Book como a recordista em número de trabalhos em telenovelas gravadas em videoteipe. Como protagonista, coadjuvante ou em participações especiais, Ana Rosa mantém esse recorde até hoje.

271334-e1475067400813
A Lei do Amor – 2016 (Rede Globo)

Em entrevista ao Jornal “O Globo”, Ana declarou que até hoje sua novela preferida foi a primeira: “Alma cigana (1964). Por várias razões. Foi minha estreia em novelas. E foi marcante. Eu fazia duas personagens, uma freira e uma cigana. Dois papéis excelentes. Por eles eu recebi todos os prêmios da TV em 1964, como revelação feminina. O ibope do horário que antes da novela marcava dois, dois e meio, mais ou menos, ao final de dois meses — tempo que durou a novela — foi para 50. São dados comprovados em livros”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *