Baila Comigo, o surgimento da primeira “Helena” de Manoel Carlos

Baila Comigo foi uma novela produzida pela Rede Globo, entre 16 de março e 26 de setembro de 1981, em 162 capítulosEscrita por Manoel Carlos e dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan.

A novela narra a história dos irmãos gêmeos Quinzinho e João Victor, interpretados por Tony Ramos. Ambos não sabem da existência um do outro, pois foram separados quando bebês. João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama (Raul Cortez), e Quinzinho ficou com a mãe, Helena (Lilian Lemmertz).

A trama é marcada pelos encontros e desencontros dos dois irmãos, que só se conhecem no final da novela.

LilianLemmertz-helena_bailacomigo
Baila Comigo – 1981 (Rede Globo)

Baila Comigo, segundo Manoel Carlos, surgiu da notícia de que um filho legítimo do presidente João Goulart estaria reivindicando uma parte da herança da família. Esse foi o ponto de partida para a história.

Lilian Lemmertz foi a atriz que viveu pela primeira vez a Helena do autor, mas a ideia inicial era chamar Fernanda Montenegro para viver o papel, entretanto a direção preferiu escalar Lilian. A personagem se tornou uma marca, conferindo uma unidade às novelas do autor.

A trama também deu início a uma série de novelas que abordaram o sacrifício que uma mãe pode fazer por um filho ou uma filha. Além disso, em todas as suas novelas posteriores, o autor deu mais peso à mulher e suas histórias de vida.

1 comentário Adicione o seu

  1. Adilson Ribeiro de Oliveira disse:

    Sim, esta foi , sim, a obra-prima de Maneco!!! Sua melhor criação. Lilian Lemmertz dispensa comentários. Atriz a altura de Fernanda Montenegro . E Tony Ramos, impagável em seus papeis duplos, personagens totalmente opostos em comportamento. Pena que o VIVA só alardeia mas nao reprisa!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *