CD Donato Elétrico é indicado à 17ª edição do Grammy Latino

O último CD de João Donato, após um hiato de 15 anos, foi indicado à 17ª entrega do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental. “Donato Elétrico”, lançado pelo Selo Sesc, reúne em 10 faixas inéditas (todas de autoria dele) e revive a “buena onda” que os anos 1970 imprimiram em sua carreira. O artista juntou em estúdio expoentes do cenário musical brasileiro atual, fortemente influenciados por ele, presenteando o público com uma coleção de temas que remetem a uma sonoridade de seus discos dos anos 1970.

Pelas mãos do produtor Ronaldo Evangelista, aconteceram os encontros com integrantes da banda Bixiga 70 e outros músicos que acompanham nomes como Céu, Anelis Assumpção, Curumin, Tulipa Ruiz, Metá Metá e Otis Trio. O percussionista, baterista e produtor musical Guilherme Kastrup também empresta seu talento ao trabalho.

joao-donato
Foto: Divulgação

Dos ensaios informais e quase improvisados e das trocas de influências, “Donato Elétrico” é essencialmente rítmico. Remonta, com o que há de mais atual, vertentes pelas quais Donato surfa com tranquilidade. Música brasileira, jazz, latina, funk e afro-cubana se reúnem nas dez faixas do disco.

“Este disco ficou diferente de todos os meus outros. Tenho perto de uns 30 discos, contando compilações e relançamentos, mas este difere dos demais, pois tem individualidade, uma personalidade bacana. Não é um disco metódico, cerebral. Ele é espontâneo. Os músicos contribuíram com a sua criatividade, com a sua novidade. Tivemos uma empatia musical muito forte, criativa e saudável”, acrescenta Donato, vencedor do Grammy em 2010.

Acreano de nascimento, João Donato foi um dos primeiros músicos da leva da bossa nova a desbravar fronteiras internacionais, construindo as bases do seu repertório no encontro com músicos cubanos e norte-americanos, promovendo fusões musicais de vários gêneros. Como arranjador, participou de discos de grandes nomes da MPB: Gal Costa e Gilberto Gil, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *