Fotógrafo mineiro registra vida indígena em projeto “Ameríndios”

16 - O MENINO KAIAPO_15
Foto: Renato Soares

Renato Soares é fotógrafo e documentarista. Desde 1986 percorre regiões insólitas do território nacional para registrar grupos étnicos com seus ritos e costumes. Desenvolveu grande pesquisa em Minas Gerais sobre a arte religiosa de Mestre Athaíde. No Amazonas, trabalhou junto ao Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz. É colaborador da “Scientific American” Brasil.

22 - RETRATO PATAXÓ
Foto: Renato Soares

Atualmente Renato se dedica integralmente ao seu projeto Ameríndios do Brasil, que busca resgatar através da fotografia e da filmagem o que temos de melhor de nossa cultura ancestral. “O Ameríndios é contar a história através de fotografias. Eu percebi que você corre o risco de ser esquecido quando você não é visto”, destaca Renato, sobre o projeto.

10 - A PESCA NA LAGOA DO IPAVU
Foto: Renato Soares

O trabalho visa a criação e a construção de um grande acervo etnográfico brasileiro jamais fotografado. “Através da máquina eu tento emprestar a minha leitura para o índio, pra ele ser visto. Tentar mostrar pro brasileiro quem é o brasileiro”, afirma.

Autor: Renato Soares Tema: Ritual funerario Bororo Local: Terra Indigena Meruri, aldeia Garças municipio de General Carneiro Data: 09/2014
Foto: Renato Soares

“Essa história do índio sempre esteve na minha vida. Eu não sei quando começa, eu não sei se termina. Eu acho que ela vai até o fim da minha vida”, emocionado.

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *