Mad Maria, vinte anos de espera

Mad Maria foi uma minissérie exibida pela Rede Globo e pelo Canal Futura entre 25 de janeiro e 25 de março de 2005, em 35 capítulos. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com direção de Ricardo Waddington, baseada no romance homônimo de Márcio Souza.

A obra retrata a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), entre 1907 e 1912. No coração da selva amazônica, mais de 20 mil trabalhadores de 50 nacionalidades constroem a estrada, sob o comando do empreendedor americano Percival Farquhar. A ferrovia atende a interesses políticos e comerciais de autoridades nacionais e estrangeiras.

A construção deveria superar dezenove cachoeiras do Rio Madeira, que dificultavam o transporte de borracha da Bolívia para o Atlântico, via Amazonas. Mas, ao ser concluída, a borracha entrava em decadência, com o início da produção no oriente.

globo__Juca de Oliveira_RRM__gallefull
Mad Maria – 2005 (Rede Globo/Canal Futura)

Mad Maria ficou engavetada por 20 anos. Havia sido escrita entre 1980 e 1981, quando Boni, diretor artístico da Globo, mostrou o livro a Benedito Ruy Barbosa, mas deixou de ser produzida, uma vez que na época não existiam os recursos necessários para o empreendimento.

Para as primeiras gravações, foram usadas locações em Rondônia: Abunã e Porto Velho. E, ao todo, a minissérie mobilizou cerca de 400 funcionários no estado. Orçada em cerca de doze milhões de reais, uma das mais caras da história da emissora.

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *