Mais que 90 anos de humor, 90 anos de sucesso

cropped-berta1.png
Foto: Eduardo de Almeida

Sem pressa e muito animada. Assim foi a primeira impressão que tive de Berta Loran em sua chegada ao Theatro NET São Paulo para uma tarde de autógrafos. Muito sorridente, a atriz e humorista cumprimentou o maior número de pessoas que pôde. Aos 90 anos de idade, e completando 76 de carreira, lança o livro “Berta Loran, 90 Anos de Humor”, um compilado de histórias de sua vida e depoimentos de amigos e colegas de trabalho. A autoria é de João Luiz de Azevedo, produtor e grande amigo da atriz.

13151608_1109045312472419_6174163686568953910_n
Foto: Eduardo de Almeida

Ela garante que se lembra de tudo desde os cinco anos de idade e confessou que há muito tempo planejava escrever um livro, mas como não é escritora, tinha certas dificuldades. Foi aí que apareceu João Luiz com a proposta. Inicialmente seriam cerca de 30 depoimentos, ao final do livro 122 pessoas fizeram parte.

capa do livro BL 90 Anos
Foto: Divulgação

Berta, que nasceu registrada como  Basza Ajs, na Varsóvia, chegou ao Brasil ainda criança, quando sua família saiu fugida do país durante o nazismo. Aos 14 anos, teve sua estreia no teatro. A partir daí foram inúmeras peças dentro e fora do Brasil. Mas foi durante sua passagem por Portugal que a atriz garantiu sua ascensão financeira, foram seis anos de saudade de amigos e familiares que lhe renderam três apartamentos no Rio de Janeiro. Já na TV, a atriz atingiu o sucesso ao lado de Jô Soares e Chico Anísio, pelos quais guarda grande carinho.

Completamente ativa, ela anunciou que iniciará a gravação de dois filmes e em breve estará no programa “Vai Que Cola”, do Multishow. Já ao fim da entrevista, quando questionei sobre a profissão, Berta definiu, “Eu acho que não existe profissão mais digna, mais bela, mais honesta, inclusive, que ser atriz.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *