Mata Atlântica é tema de exposição em Londres

A artista plástica multidisciplinar Cristina Schleder apresenta a exposição “Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica”, com fotografias autorais que registram texturas, tramas, cores e detalhes de sua inspiração maior – a Natureza. A mostra ficará em cartaz de 9 a 24 de fevereiro, na Galeria Sala Brasil, na Embaixada do Brasil em Londres. Para a criação da série, que também está registrada em um livro com nome homônimo, Cristina adentrou na Mata Atlântica munida de olhos treinados em busca do inusitado e do oculto. As imagens e espelhamentos de seus enquadramentos possibilitam uma releitura que dão novos significados à importância e beleza deste ecossistema.

 

Com um trabalho gráfico de composição, Cristina Schleder transformou a Natureza em verdadeiros tapetes, com motivos e designs surpreendentes e impactantes. “É um trabalho de pesquisa do efeito da água: a chuva e a humidade do ar. Sob esses fatores, a Mata desabrocha e mostra suas verdadeiras cores, é quando a Natureza se revela de forma majestosa. Sem a água este microcosmo não se apresentaria”, declara a artista. “Estou muito feliz em ser convidada para inaugurar o Calendário Cultural de 2017 da Embaixada e mostrar minhas obras fora do Brasil, ou melhor, mostrar a Mata Atlântica”, comemora.

 

Para a curadora e historiadora de arte Tereza de Arruda, Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica criados por Cristina Schleder incorporam em sua essência toda a herança da Natureza brasileira. As obras são, à primeira vista, confundidas com uma camuflagem refinada, com uma trama bem elaborada, com uma renda artesanal sofisticada, com um gabarito exemplar ou mesmo com uma tapeçaria milenar. Eis aí a interferência e a destreza da artista ao elevar detalhes singulares da Mata Atlântica às riquezas inigualáveis, trazendo tudo isso para uma nova superfície até então inexplorada.

 

A Luz muda a cor

A Água nos dá a cor

E, nossos olhos captam quando conseguimos sentir o mundo conectado com nossa alma.

Cristina Schleder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *