Olhai os Lírios do Campo, uma novela baseada em Érico Veríssimo

 Olhai os Lírios do Campo foi uma novela exibida pela Rede Globo entre 21 de janeiro e 23 de maio de 1980, em 113 capítulos. Escrita por Geraldo Vietri e Wilson Rocha e dirigida por Herval Rossano. A obra foi baseada no romance Olhai os lírios do campo de Érico Veríssimo, de 1938.

Na história, Eugênio, personagem de Cláudio Marzo, é um rapaz pobre que sente vergonha de sua família, que com muito esforço dá ao jovem a oportunidade de estudar em bons colégios, formando-se Médico.

No dia de sua formatura, conhece Olívia, Nívea Maria, uma jovem simples, de extrema sensibilidade, bom-senso, equilíbrio e de um excelente coração que se aproxima de Eugênio e torna-se para ele um porto seguro em seus conflitos e juntos vão trabalhar no Hospital do Coração. Mas pouco tempo depois os jovens se envolvem amorosamente, entretanto Eugênio nunca a assume verdadeiramente.

O título da obra foi retirado do Sermão da Montanha, onde Cristo fala aos seus apóstolos, em uma analogia, que a verdadeira felicidade está em cuidarmos das coisas simples e não nos preocuparmos com as coisas complexas. Com isso, a história narra a transformação de Eugênio, da condição de indivíduo guiado mais pela expectativa dos outros do que por si mesmo, para a condição de indivíduo autônomo e consciente de si, sujeito de suas próprias decisões.

Olhai os Lírios do Campo
Olhai os Lírios do Campo – 1980 (Rede Globo)

Olhai Os Lírios do Campo foi a primeira novela de Geraldo Vietri na TV Globo, após 21 anos de TV Tupi. O autor, no entanto, acabou se desentendendo com o diretor Herval Rossano e foi substituído por Wilson Rocha, então autor do seriado Sítio do Picapau Amarelo.

A novela até hoje é um dos maiores sucessos em Portugal, onde foi exibida em 1982.

 

Quer relembrar outras novelas? Têm dúvidas, sugestões ou críticas? Escreva pra gente! Também não esqueça de curtir nossa página (É MUITO IMPORTANTE PARA CONTINUARMOS TRAZENDO CONTEÚDO 👉 FACEBOOK 👈).

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *