Plágio na Teledramaturgia, conheça alguns casos

Aguinaldo Silva X MasterClass

aguinaldo-silva
Foto: (Reprodução/TV Globo)

A novela”O sétimo guardião”, de Aguinaldo Silva, está prevista para ir ao ar em maio de 2018, mas segundo dados da imprensa pode ser cancelada. Isso porque a história estaria envolvida em uma série de polêmicas sobre plágio. Segundo o jornalista Léo Dias, os alunos da MasterClass (oficina de roteiro promovido pelo novelista para formar novos autores) acusam o autor de usar suas ideias para escrever a trama.

Aguinaldo Silva X Walcy Carrasco

Gravacao aberta para a imprensa - Walcyr Carrasco
Foto: (Reprodução/TV Globo)

Walcyr Carrasco já passou por algumas situações de acusação de plágio em suas tramas, uma delas pelo próprio colega de emissora, Aguinaldo Silva. Aguinaldo afirmou que a história da personagem Dulce (Cássia Kiss) na novela “Morde & Assopra” era bem parecida com a de Griselda (Lília Cabral) em “Fina Estampa”, e que a trama teria sido roubada durante um jantar entre os dois.

Walcyr Carrasco X  Shirley Costa Ferreira

a-trama1
Alma gêmea – 2005 (Rede Globo)

No ano de 2005 a TV Globo recebeu uma notificação da Justiça movida pela escritora Shirley Costa Ferreira. A autora afirmou que a história que envolvia os personagens principais da novela “Alma Gêmea” era plágio de seu livro “Rosácea”. Na época, Shirley ainda confirmou que na história de Carrasco, algumas situações da trama eram idênticas as de seu livro.

Glória Perez X Eliete Terezinha Martins

gloria-perez-fr-2-
Doto: (Reprodução/Gshow)

Glória Perez foi surpreendida, em 1995, com um pedido de indenização da escritora Eliete Terezinha Martins, que a acusou de copiar o enredo de seu livro, “Grito da Paixão Espanhola”, na novela “Explode Coração”. Segundo Eliete, a trama improvável entre a jovem cigana que se recusava a ficar presa às tradições era uma cópia descarada de sua obra. Por fim, a justiça entendeu que não havia semelhanças entre “Explode Coração” e “Grito da Paixão Espanhola”, e que “histórias baseadas em amores proibidos em razão de diferenças culturais não remetem a algo de novo, que necessite de um alto grau de criatividade”.

João Emanuel Carneiro X Walter Salles

post312
Foto: (Divulgação/TV Globo)

João Emanuel Carneiro foi acusado pelo diretor Walter Salles de ter plagiado o roteiro do filme “Linha de Passe” em uma das tramas principais da novela “Cobras & Lagartos”. As denúncias vieram antes da novela estrear, a Globo optou por fazer mudanças na história e regravar algumas cenas, modificando características importantes do personagem. A emissora ainda afirmou que as semelhanças entre as duas histórias não passaram de um “mal entendido”.

 

Todos os casos foram absolvidos ou estão processo judicial! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *