Porto dos Milagres, de “Mar Morto” a “A Descoberta da América pelos Turcos”

Portos dos Milagres é uma livre adaptação de Mar Morto e A Descoberta da América pelos Turcos, de Jorge Amado.

A obra transcorre na fictícia cidade de Porto dos Milagres, localizada na região do Recôncavo Baiano e formada por duas classes sociais distintas: a burguesia porto-milagrense com suas famílias tradicionais, instaladas na parte alta da cidade, e os moradores pobres do cais do porto, habitantes da parte baixa.

Porto dos Milagres – 2001 (Rede Globo)

Dentre as curiosidades da novela, a empresa norte-americana Digital Domain, responsável por efeitos de filmes como Titanic (1997) O Segredo do Abismo (1989), foi parceira da TV Globo na produção de alguns efeitos especiais da obra. Para as cenas em que Guma (Marcos Palmeira), perdido, enfrenta uma tempestade em alto-mar, um tanque de 30m de largura e três metros de profundidade foi construído no Projac.

Outro fato inusitado foi que Cassia Kis engravidou durante a trama e teve o figurino levemente modificado para esconder a gestação.

Por fim, Dorival Caymmi foi o destaque da trilha sonora da novela, o compositor baiano criou a canção Caminhos do Mar, cantada por Gal Costa,  especialmente para a abertura da novela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *