Terra Nostra, uma novela inspirada em memórias de infância

Terra Nostra foi uma novela exibida pela Rede Globo, entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000, em 221 capítulos. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, direção Marcelo Travesso e Carlos Magalhães e com direção geral e de núcleo de Jayme Monjardim.

A imigração italiana foi mais uma vez tema de uma das obras de Benedito Ruy Barbosa. A novela  se passava no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX e mostrava a formação da sociedade brasileira. Seu eixo central era baseado na história de amor entre os jovens italianos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio).

A trama chegava ao fim em 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial. E, depois de superarem vários obstáculos, os protagonistas terminam juntos. No último capítulo, Giuliana reencontra o filho, que havia perdido, em um orfanato, marcando uma das cenas de grande emoção da novela. A última cena mostrava uma sequência de imagens de crianças, e a frase: “Essa história não termina aqui”.

outro-sucesso-que-marcou-a-historia-de-ana-paula-arosio-como-atriz-foi-na-novela-terra-nostra-exibida-pela-globo-em-1999-nesta-obra-ela-fez-o-papel-da-imigrante-italiana-giuliana-que-sai
Terra Nostra – 1999 (Rede Globo)

Benedito Ruy Barbosa se inspirou nas suas memórias de infância para retratar a colônia italiana da novela. Quando criança, ele costumava brincar com os filhos dos imigrantes italianos que trabalhavam nas plantações de café da fazenda de um tio.

A novela foi idealizada logo após o autor encerrar Os Imigrantes, novela que escreveu para a TV Bandeirantes em 1981. Antes disso, em 1989, Benedito ainda voltaria a tratar do tema em Vida Nova.

Terra Nostra foi planejada para ter três fases, com a história chegando ao fim no ano 2000. Mas, apesar do enorme sucesso da novela e da boa aceitação dos personagens principais, Barbosa decidiu encerrar a trama no início da Segunda Guerra Mundial.

A abertura da novela foi feita com imagens em preto e branco da partida dos italianos para o Brasil, gravadas no porto de Southampton, na fase inicial da novela. Uma das mais marcantes da década:

1 comentário Adicione o seu

  1. Adilson Ribeiro de Oliveira disse:

    Terra Nostra é aquela novela fácil de ser exibida em compacto…ela vira um compacto de dois meses, porque a maior parte da novela é composta de cenas rurais sem diálogos….AnaPaula Arósio chorando e dando à luz o tempo todo e diálogos longos e cansativos….uma reprise hoje seria catastrófica. Haja vista sua baixa audiencia anos atrás. Uma novela de 19 anos atrás não tem mais a ver com o ritmo acelerado dos dias de hoje…..Ficou no passado mesmo!!! XÔ…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *